sexta-feira, outubro 16, 2015

Este pendrive pode destruir seu computador em segundos

Victor Caputo
EXAME.com 

Reprodução/Dark Purple 
Pendrive: com descarga de 220 volts, computador pode ser destruído

São Paulo – Um pesquisador de segurança virtual criou um aparelho similar a um pendrive capaz de destruir um computador em poucos segundos. Ele não faz isso usando um vírus ou qualquer tipo de malware, mas usando uma carga de energia que pode fritar o equipamento.

Depois de conectado a um computador ou notebook, o pequeno aparelho é capaz de enviar uma descarga de 220 volts. Com isso, componentes internos de um gadget podem ser destruídos.

O pesquisador usa o nome de Dark Purple. Em uma postagem em seu blog (em russo), ele explica o funcionamento do dispositivo. "O USB inicia a operação do conversor de voltagem, que carrega o capacitor de 220V”, escreve.

Depois disso, a energia que foi armazenada no capacitor é devolvida à porta USB, o que causa faz com que o computador seja danificado.

Dark Purple fez a demonstração em um vídeo, que você pode encontrar no final deste texto. Nas imagens, um IBM Thinkpad desliga poucos segundos após ser conectado ao pendrive.

De acordo com o especialista, o ataque não chegou a destruir dados presentes noHD do notebook. Por outro lado, o pendrive foi capaz de fritar a placa mãe do gadget.

Essa é a segunda versão do dispositivo criado por Dark Purple. “A principal característica da nova versão é aumentar a tensão de descarga para 220”, escreve ele em seu blog.






Nenhum comentário: